Tudo o que precisas saber sobre os métodos No Poo® e Low Poo®

Os métodos No Poo® e Low Poo® estão com força em Portugal, porém ainda existem muitas pessoas que não conhecem bem a técnica e como realizá-la. Por isso é que hoje explicarei tudo sobre estes métodos que mudaram a forma como cuido dos meus cabelos e que me inspiraram a criar o conceito da marca Intrínseco!😉❤

Breve História  

Nada melhor do que iniciar este post com a história da fundadora da marca que revolucionou o universo dos cabelos naturais!

Lorraine Massey, cabeleireira, americana e autora do livro Curly Girl foi a pessoa que criou e popularizou os métodos. Suas rotinas e cuidados são resultados de anos e anos aprendendo a lidar com o próprio cabelo.

No livro, a autora fala do Curly Girl Method, uma técnica desenvolvida e registada por ela para tratar cabelos encaracolados, crespos e ondulados de uma maneira delicada e sem agressões. Basicamente o método incentiva o não uso dos champôs tradicionais e outros ingredientes que removem toda a oleosidade natural do fio.

No mesmo ano do lançamento do livro, Lorraine criou a própria marca com o brasileiro Denis da Silva, a Deva Curl e colocou no mercado o primeiro higienizador capilar sem sulfatos e silicones chamado No Poo®. A marca cresceu, e mais tarde vieram com o Low Poo®, que também é um higienizador para os cabelos que proporciona uma limpeza mais suave que os champôs tradicionais.

De lá para cá os nomes No Poo® e Low Poo® ficaram tão populares pelas pessoas e por outras marcas que podemos chegar a conclusão que a Lorraine de fato revolucionou a indústria dos cosméticos e trouxe ao mercado um método diferenciado, eficaz e muito saudável para os fios!

Afinal, o que são No Poo® e Low Poo®?

Primeiramente temos que ter em mente que tanto para No Poo® quanto para Low Poo® deve-se abolir o uso de produtos que contenham Sulfatos, Petrolatos, Óleos minerais, Silicones e Parafinas. Produtos estes, que segundo a desenvolvedora dos métodos agridem os fios, provocando principalmente o ressecamento e selando-os impedindo a entrada de hidratação através das cutículas. 

Método No Poo®

No poo® é um termo abreviado de ‘sem ou nenhum champô’. É um método onde não usa-se o champô para a higienização dos fios, em seu lugar usa-se receitas caseiras, como por exemplo o bicarbonato de sódio e vinagre de maçã ou ainda a higienização dos fios com o uso apenas do amaciador, conhecido como cowash.

O Cowash é uma técnica importantíssima para o método No Poo®. Nada mais é que lavar os cabelos apenas com o amaciador, esta técnica permite recuperar a vitalidade e a saúde do cabelo.

Hoje é possível encontrarmos diversos amaciadores para a técnica, porém e como disse anteriormente, deve ter sempre atenção aos amaciadores que contenham silicones, parafina, petrolato e óleos minerais, pois são componentes proibidos para o método No poo®.

Nesse caso, quero recomendar o nosso Condicionador de limpeza Intrínseco!

Cowash Intrínseco

É um amaciador de limpeza exclusivo para a técnica cowash, proporciona uma limpeza suave e hidratação profunda dos fios. Conheçam mais sobre este produto na loja oficial da Intrínseco. 

Método Low Poo®

O método Low Poo® significa ‘pouco champô’. É um método onde utiliza uma versão mais suave do champô.

Na rotina Low Poo® os cabelos são lavados com higienizadores que contém agentes limpantes suaves em comparação com os tão comuns sulfatos presentes nos champôs tradicionais. 

Low Champô 

O Low Shampoo Intrínseco, é  um champô sem sulfato e tem a ação de limpar profundamente os fios sem agredi-lo.  O Low Shampoo Intrínseco é liberado para praticantes de Low poo®! 

  • Sem Sulfatos 
  • Livre de fragrâncias sintéticas e corantes
  • Livre de óleos minerais, parafinas e petrolatos
  • Vegan
  • Cruelty free
Low Champô

Este produto também está disponível na loja Intrínseco!

Como começar?

Para começar a fazer Low Poo® ou No Poo® recomendo antes lavem profundamente os cabelos para retirar todos os resquícios de silicones e petrolatos que possam existir nos seus fios. Podem lavar com o bicarbonato de sódio e vinagre de maçã para fechar as cutículas ou limpe pela última vez com um champô anti-resíduos.

Daí por diante podem começar a usar champôs, amaciadores, máscaras e leave-in’s adequados para os métodos.

Como ler os rótulos?

Logo quando comecei com o método, sempre  andava com uma lista com todas as composições proibidas e liberadas para facilitar a compra. Por isso recomendo que façam o mesmo para não se enganarem.

No começo parece ser difícil, mas com o tempo ganha-se prática. Nos champôs devem procurar pela palavra “Sulfato”, que pode ter diferentes grafias, mas é bem fácil de identificar. Já nos cremes, todos que têm escrito “Paraffinum”,  “Dimethicone” ou “Cyclomethicone” na composição, são proibidos. De qualquer forma, criei uma lista completa de todos os ingredientes liberados e proibidos. Segue o link.

Principais Benefícios

Imagem: freepik

1. É mais delicado

Um dos primeiros e mais importantes benefícios dos champôs e cremes liberados para os métodos, é que são mais suaves do que os produtos tradicionais que contêm sulfatos e silicones insolúveis.

2. Equilibra seu cabelo

As rotinas No e Low poo ajudam a equilibrar o funcionamento cabelo, regulando a produção de óleo natural do cabelo.

3. É saudável

Os produtos é livre de componentes agressivos, o que significa que estará a tratar do seu cabelo com produtos mais naturais a partir de agora.

4. Limpa o cabelo

Os métodos limpam ainda mais o seu cabelo e deixa-os macios e brilhantes.

Como conheci os Métodos No Poo® e Low Poo®?

Tive acesso a técnica em 2014. Na altura lembro-me que estava desesperada por métodos que pudessem melhorar o aspecto do meu cabelo e após muitas pesquisas decidi finalmente começar com o No Poo®.

Mais tarde surgiria um outro problema… Quando fiz uns 6 meses da técnica comecei a ter muitas dificuldades de encontrar outras marcas que pudesse fazer o no poo®, na altura era muito complicado. Foi então que veio a ideia de criar produtos para que eu pudesse realizar a técnica de forma mais tranquila. 

A ideia de criar um produto foi muito além de realizar apenas uma técnica, também surgiu o desejo em ajudar outras pessoas que assim como eu buscavam por métodos e cuidados alternativos e saudáveis. E finalmente em 2016 nasce a Intrínseco😍!

E hoje como sabem, a Intrínseco é uma marca totalmente recomendada para as técnicas No e Low poo® e indicado para todos os tipos de cabelo!

Se chegaste até aqui saberá que tens um super desconto na compra de qualquer produto Intrínseco! Aproveite 10% de desconto através deste código promocional: BLOG-10% 

Espero que tenham gostado e não deixem de compartilhar! Qualquer dúvida ou sugestões deixem nos comentários!

Sigam nossa página no Facebook e  Instagram acompanhe todas as nossas novidades!

Bjinhos e fiquem com Deus!❤smile emoticon

No Poo® e Low Poo® – São marcas registadas de Deva Curl.

comentários