Como cuidar corretamente das pontas secas ou duplas

Umectação
Cuidados com as pontas- Imagem: freepik

Acredito que tudo há uma solução. Embora, muitas pessoas falem que a única forma de tratar das pontas duplas ou ressequidas é corta-los, eu definitivamente não sigo essa linha de raciocínio.

Muito pelo ao contrário, devo ter pelo menos uns 3 anos que meu cabelo não vê tesouras, isso porque é possível cuidar das pontas através de outras maneiras e deixar o cabelo crescer.

Portanto, aqui estão algumas dicas para que finalmente possam dar adeus as pontas duplas, ressequidas e maltratadas! Continuem comigo! 😀

Pré-Poo

O método pré-poo consiste em preparar e proteger seu cabelo antes de aplicar o champô. Na prática pode ser feito com óleos vegetais, condicionadores ou máscaras (sem silicone, óleos minerais e petrolatos), particularmente prefiro óleos, uma vez que são capazes de repor os nutrientes rapidamente.

  • Basta aplicar um óleo vegetal em todo o fio (principalmente nas pontas), deixar agir por 15 min. E depois, é só lavar como de costume. 

Óleos Reparadores

óleos vegetais

Recomendo que após as finalizações (seja em cabelos lisos, caracóis, crespos…) aplique um pouco de óleo nas pontas para evitar aquelas famosas pontas “espigadas” e secas.

Mas, qual é o melhor óleo reparador para se aplicar nos cabelos? Óleos 100% vegetais, claro! Afinal, o resultado é tão bom quanto de um óleo reparador que vemos nos mercados.

Pode ser óleo de coco, óleo de Argan, Óleo de amêndoas… Fica ao vosso critério. 😉

Cuidados Noturnos

Antes de dormir apliquem um pouco (pouco mesmo) de óleo nas pontas, é uma excelente forma de tratar os fios durante o sono. Pode ser todos os dias e não há indicação de um óleo específico, desde que seja 100% vegetal, está perfeito.

Pentes com Dentes Largos

A melhor alternativa para desembaraçar os cabelos sem que eles se partam é o uso de pentes com dentes mais largos, evitando assim as pontas duplas.

Hidratação/Nutrição

Sempre que hidratar os cabelos dê uma atenção especial as pontas, enluve-as e massageie-as bem, assim as pontas estarão mais fortes e protegidos. Assim vale também na aplicação do amaciador.

Água Quente

água quente

Nunca se esqueçam: Manter a temperatura da água muito quente retira a oleosidade e consequentemente os cabelos ficam extremamente secos, desprotegidos e com frizz. É fundamental que os cabelos sejam lavados com água morna para não perder a sua hidratação.

Secadores, Pranchas e Afins…

O uso constante de secadores, pranchas ou baby-liss…, danificam os cabelos e as pontas são os primeiros a evidenciar estes danos. Dê um tempo ao vosso cabelo, permitam que ele se recupere.

Não arranquem os nós!

Admito que já perdi as contas de quantas vezes eu via um nó nas pontas e sem muita paciência arrancava a bruta, com a mão.

Este hábito simplesmente é um dos grandes causadores das pontas duplas, já que esse gesto faz com que os cabelos se partam, e não há volta a dar, as pontas quebram literalmente.

E o que faço hoje e recomendo-vos a fazer também: Deixem o nó ficar, e só tentem retirar quando desembaraçar os cabelos no banho ou durante a finalização.

E se não resultar? Então finalmente dê auxílio a tesoura.

Espero que tenham gostado e não deixem de compartilhar! Qualquer dúvida ou sugestões deixem nos comentários!

Aproveite 10% de desconto em todos os produtos Intrínseco através deste código promocional ! 

Sigam nossa página no Facebook e Instagram acompanhem todas as nossas novidades!

Bjinhos e fiquem com Deus!❤

comentários