9 dicas de cuidados para cabelos ressequidos

Já houve momentos em que mesmo mantendo uma rotina de cuidados, seu cabelo pareceu mais ressequidos que o normal?

Causa

Meus cabelos por exemplo, noto que em determinadas alturas ele parece bem mais frisado e ressequido que o normal, principalmente em épocas de muito vento e humidade.

Por sua vez, cabelos ondulados, caracóis e crespos são tendencialmente mais ressequidos do que o liso devido o seu formato “tipo espiral”, dificultando a entrada da oleosidade natural excretado das glândulas sebáceas nos fios, por isso tendem a ser mais secos.

Link Relacionado:

> Conheça o seu tipo de cabelo

Mas, como tudo na vida há sempre uma solução, por isso hoje vou mostrar-vos como podemos amenizar este problema com algumas dicas simples que preparei para este post.

1 – Cowash

O cowash é basicamente lavar os cabelos apenas com o amaciador. Mas, isso não significa abandonar de vez o champô, ao invés disso, tente incluir e intercalar nas suas rotinas de limpeza o uso de um bom amaciador.

Mas atenção: Não deverá ser qualquer amaciador, pois não pode conter ingredientes como silicones, derivados do petróleo e óleos minerais.

Mais informações no link disponível abaixo:

>Tudo sobre Cowash

2 – Hidratação

Uma forma de devolver aquele aspecto brilhante e saudável nos cabelos é sem dúvida introduzir a hidratação em suas rotinas, e logo notará uma grande melhora no seu cabelo.

Vou apresentar uma das minhas hidratações favoritas quando se trata de fios ressequidos e se calhar é conhecido por muitas pessoas:

Hidratação com babosa

  • Em um recipiente, adicione uma colher de máscara hidratante (sem desperdícios!) uma colher de sopa de gel de babosa (pode ser diretamente da folha ou de embalagem) e uma colher de chá de óleo vegetal (azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de jojoba, rícino…como preferir).
  • Misture todos os ingredientes até que se forme uma pasta homogênea.
  • Aplicar a máscara em todo o cabelo ainda húmido e deixar atuar por 20 min.
  • A seguir, lave abundantemente retirando toda a máscara e termine aplicando o amaciador.

Links Relacionados:

>Cronograma capilar

>Por que hidratação é tão importante?

>Faça sua hidratação em casa

3 Produtos Suaves

Esta também uma excelente dica. Utilizar produtos de composições mais suaves também ajudam e muito a reduzir ressecamento dos fios, ou seja, produtos livres de sulfatos, silicones, parabenos, óleos minerais e fragrâncias sintéticas são ideais!

Confira os links relacionados e apronfunde mais sobre o assunto:

>Os 3 piores ingredientes capilares

>Lista de ingredientes liberados e proibidos

>Tudo sobre No e Low Poo

>Resenha Low champô Intrínseco

4 – Toalha de banho por t-shirt

A principal vantagem de secar os cabelos com uma t-shirt é que ajuda muito no combate ao ressecamento e o frizz, e causará menos atrito do que uma toalha normal.

A dica é utilizar uma t-shirt velha de algodão, amassar e apertar bem os fios para retirar todo o excesso de água e creme que fica nos cabelos após a finalização.

Link relacionados

>Como finalizar os cabelos

5 – Umectação

Realizar umectações com óleos vegetais durante a noite ou antes de lavar, ajuda no brilho, nutrição e na reposição do óleo natural que é importante para manter sempre a saúde dos cabelos.

Links relacionados:

>Os melhores óleos para umectação

6 – Não lave os cabelos todos os dias

Embora seja uma dica muito complicada, principalmente para aquelas que praticam desporto ou quando acham que o cabelo não está no seu melhor dia, é importante que evitem lavar os cabelos todos os dias.

Lavar os cabelos diariamente faz com que os seus cabelos percam a oleosidade natural e fique sem proteção e fragilizado.

  • Para começar diminua a frequência de lavagens, por exemplo lavando “um dia sim e um dia não”
  • Comece a moderar o uso excessivo de cremes, géis ou espumas de finalização
  • Aplique óleos reparadores em pouca quantidade e se possível apenas nas pontas
  • Revitalização é uma excelente forma de recuperar os caracóis perdidos durante o dia, treino ou noite
  • Durma com fronhas ou touca de cetim ( falo um pouco mais nos tópicos a seguir)

Links relacionados:

>Day Afters

>Revitalização

7 – Evite o uso demasiado de secadores

Infelizmente em alturas de inverno não há como fugir deles. Porém, o uso excessivo de secadores faz com que os cabelos fiquem ainda mais ressequidos e danificados.

 Uma dica segura é utilizar protetores térmicos e alternar a temperatura do secador em médio/baixo não deixando o vento por muito tempo nos cabelos.

8 – Dormir com cetim

O tecido de cetim irá proteger seus cabelos toda a noite evitando o frizz, ressecamento e matém os cabelos definidos por muito mais tempo. Poderá utilizar uma touca ou a fronha.

Links relacionados:

>Tudo sobre os benefícios cetim

9 – Procedimentos químicos

Qualquer uso de produtos químicos (colorações, alisamentos, permanentes…) causam profundos danos, afetam a saúde dos cabelos, ressecam e quebram todos os fios.

Portanto e para terminar, ao realizar estes procedimentos procurem um bom profissional, redobrem os cuidados com os cabelos e se possível introduzam o cronograma capilar nas rotinas capilares.

Links relacionados:

>Cronograma capilar

Espero que tenham gostado das dicas e não deixem de compartilhar! 

Aproveite 10% de desconto através deste código promocional  abaixo: 

Sigam nossa página no Facebook e Instagram e acompanhe todas as nossas novidades!

Bjinhos e até a próxima!

Imagem título: Freepik

comentários